O primeiro ventilador mecânico foi feito por leques presos por uma haste, que se moviam de acordo com as roldanas, por volta de 1880, nos EUA. E em 1882, Philip H. Diehl inventou o ventilador de teto: os primeiros modelos eram feitos com pás de latão, mas não se podia confiar em sua segurança. Porém, com os avanços industriais, o metal pôde ser produzido em série, facilitando a produção, aumentando a qualidade e a segurança.
No Brasil, somente a partir da década de 70, o ventilador vetoriano ganhou grande popularidade e todas as empresas fabricavam praticamente o mesmo modelo. Mas, com o tempo, novos designs foram sendo desenvolvidos, e recentemente o designer brasileiro, Guto Indio da Costa criou o ventilador “Spirit” (inspirado no avião Spirit of Saint Louis). É o modelo mais vendido atualmente, possui apenas duas pás, um design sofisticado, de variadas cores e é 30% mais eficaz do que o ventilador vetoriano. (Fonte: Ventilador de Teto)
tenho um ventilador que nao tem motor , ele tem uma especie de girabrequim ,que faz ele rodar embaixo uma especie de caldeira , ja viu um desses
ResponderExcluir