sexta-feira, 9 de março de 2012
Invenção da locomotiva a vapor
A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de fevereiro de 1804.
Ela conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido. Essa locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso. Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812, que usava dois cilindros verticais, que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada, que faziam acionar uma cremalheira.
Essa máquina usava também trilhos de ferro-fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira, usados até então. Esses trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha por volta do ano de 1550 e serviam carruagens que eram puxadas por animais, principalmente por cavalos, mas também, às vezes, à força de braços. (Fonte: Wikipédia).
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